top of page

Hanói - a capital do socialismo que deu certo!

Nossa porta de entrada para o sudeste asiático, descobrimos que esta é uma cidade que faz parte do roteiro de qualquer pessoa que se aventura numa volta ao mundo. Um dos 5 países que ainda mantém vivo o sistema comunista, o Vietnam realmente impressionou pela hospitalidade, alegria clara no rosto de seu povo, cordialidade.

Ouvimos muito as famosas frases: "vocês são loucos... vão para um país em guerra... o que vocês vão fazer lá...". Pois então, sem planejar com antecedência, chegamos exatamente na semana que o país inteiro parou para comemorar os 40 anos de reunificação após a guerra contra os americanos.

Festa e feriado por dias. Aqui se percebe fácil que o sistema funciona. Socialista internamente, capitalista para o mundo. Certamente um promissor país que racionalmente emerge sem esquecer os traumas deixados pela invasão de seu território. Ho Chi Minh, o pai de todos, grande ídolo de uma nação. Sonhador, visionário, empreendedor, plantou sementes que agora seus descendentes começam a colher.

bottom of page