Nossa Aventura pela Chapada dos Veadeiros aconteceu no início de Setembro, época ainda da estiagem na Chapada. Chegamos na cidade via Aeroporto de Brasília, onde alugamos um carro e seguimos nossa Viagem para São João d’Aliança. O acesso a São João se dá pela BR-020, sentido Planaltina, e pela GO-118 (ou BR-010, na Rodovia Belém-Brasília).

A Princípio, São João seria somente uma parada estratégica para dormir no primeiro dia de viagem, já que chegamos na Cidade perto das 22:00h e nosso próximo destino seria a Cidade de Cavalcante distante 157 km de São João.
Nos hospedamos na Pousada Terra Betânia e o Casal Proprietários da Pousada, muito atenciosos e prestativos, nos indicaram a Cachoeira do Label como uma das atrações imperdíveis da Região. A Cachoeira do Label foi aberta a visitação no início de 2019. E é reconhecida como a maior queda d’ água de Goiás (187m).
No outro dia, acompanhados de um casal de São Paulo e de sua filhinha que conhecemos na Pousada, nos dirigimos a nossa Primeira atração na Região da Chapada dos Veadeiros.
A Cachoeira do Label está localizada na Reserva Bellatrix uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) a 26Km de São João d’Aliança. Levamos aproximadamente duas horas para chegar até a reserva, pois a estrada não é asfaltada e veículos muito baixos podem encontrar uma certa dificuldade com o terreno irregular, buracos e areia em alguns trechos.
Fomos na época da seca, em setembro, e o poeirão levantava fazendo o carro da frente desaparecer. Várias foram as vezes, que tivemos que parar o carro para a poeira baixar e conseguir enxergar novamente a estrada.

Chegando próximo a Reserva uns 5 km antes, é necessário atravessar um Riacho que corta a estrada, sendo que uma placa alerta para que não atravesse o rio caso a água não esteja transparente e o carro for baixo e sugere deixar o carro antes do Riacho e caminhar 5 km até a entrada da Reserva. Porém, como era época de seca e a água estava transparente resolvemos atravessá-lo e o Fiat Mobi passou tranquilamente. Claro que sempre dá aquela acelerada no coração.
Chegamos na reserva estacionamos o carro e pagamos o valor de R$35,00 por pessoa para conhecer a Cachoeira. Uma trilha de 1,8 km auto guiada, sinalizada com setas pintadas nas pedras, vai indicando o caminho até a Cachoeira, durante a trilha você poderá desviar alguns metros o caminho para banha-se nos pequenos poços e piscinas que vão sendo formados ao longo do Rio, que pelo calor de Goiás é bem convidativo. O percurso que exige um pouco mais são os últimos 200m, onde é necessário segurar em cordas e pular algumas pedras.

Não recomendamos a trilha para pessoas com restrições de locomoção ou crianças muito pequenas, pois realmente em alguns trechos a trilha fica um pouco mais difícil. Porém parabenizamos o casal que foi conosco com sua filhinha de 2 anos. Atravessaram toda a trilha com a pequena que curtiu muitooo!!!!
Mas a melhor sensação sem dúvidas, é avistar o Label com seus 187 m de queda, sentir-se minúsculo diante seu enorme paredão rochoso e o poço gigantesco que se forma de sua queda, experimentar o vento e as gotinhas de água refrescando o rosto, contemplar tudo isso e agradecer ao Universo por mais esta experiência!!
E não esqueça por menor que seja a trilha:
- Leve sempre água, lanche, repelente, protetor solar, chapéu e um calçado adequado.
- Seja responsável por sua segurança.
- Respeite as regras locais.
- Cuide das trilhas e traga seu lixo de volta.
- Deixe as plantas no seu lugar e tire apenas fotografias.
- Respeite os animais e não os alimente.
- Nunca faça fogueiras.
- Seja cortês com os outros visitantes e respeite a população local.
Em nosso próximo Post, vamos falar sobre a Cidade de Cavalcante e a Visita a Cachoeira de Santa Bárbara e Comunidade Kalunga!
Commenti