• Viaje na nossa Trip

CHAPADA DOS VEADEIROS - SÃO JOÃO D'ALIANÇA - CACHOEIRA DO LABEL

Nossa Aventura pela Chapada dos Veadeiros aconteceu no início de Setembro, época ainda da estiagem na Chapada. Chegamos na cidade via Aeroporto de Brasília, onde alugamos um carro e seguimos nossa Viagem para São João d’Aliança. O acesso a São João se dá pela BR-020, sentido Planaltina, e pela GO-118 (ou BR-010, na Rodovia Belém-Brasília).

Portal da Chapada dos Veadeiros em São João d'Aliança
Portal da Chapada dos Veadeiros em São João d'Aliança

A Princípio, São João seria somente uma parada estratégica para dormir no primeiro dia de viagem, já que chegamos na Cidade perto das 22:00h e nosso próximo destino seria a Cidade de Cavalcante distante 157 km de São João.


Nos hospedamos na Pousada Terra Betânia e o Casal Proprietários da Pousada, muito atenciosos e prestativos, nos indicaram a Cachoeira do Label como uma das atrações imperdíveis da Região. A Cachoeira do Label foi aberta a visitação no início de 2019. E é reconhecida como a maior queda d’ água de Goiás (187m).


No outro dia, acompanhados de um casal de São Paulo e de sua filhinha que conhecemos na Pousada, nos dirigimos a nossa Primeira atração na Região da Chapada dos Veadeiros.


A Cachoeira do Label está localizada na Reserva Bellatrix uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) a 26Km de São João d’Aliança. Levamos aproximadamente duas horas para chegar até a reserva, pois a estrada não é asfaltada e veículos muito baixos podem encontrar uma certa dificuldade com o terreno irregular, buracos e areia em alguns trechos.


Fomos na época da seca, em setembro, e o poeirão levantava fazendo o carro da frente desaparecer. Várias foram as vezes, que tivemos que parar o carro para a poeira baixar e conseguir enxergar novamente a estrada.

Placa Alerta sobre a Travessia do Rio Extrema
Placa Alerta sobre a Travessia do Rio Extrema

Chegando próximo a Reserva uns 5 km antes, é necessário atravessar um Riacho que corta a estrada, sendo que uma placa alerta para que não atravesse o rio caso a água não esteja transparente e o carro for baixo e sugere deixar o carro antes do Riacho e caminhar 5 km até a entrada da Reserva. Porém, como era época de seca e a água estava transparente resolvemos atravessá-lo e o Fiat Mobi passou tranquilamente. Claro que sempre dá aquela acelerada no coração.


Chegamos na reserva estacionamos o carro e pagamos o valor de R$35,00 por pessoa para conhecer a Cachoeira. Uma trilha de 1,8 km auto guiada, sinalizada com setas pintadas nas pedras, vai indicando o caminho até a Cachoeira, durante a trilha você poderá desviar alguns metros o caminho para banha-se nos pequenos poços e piscinas que vão sendo formados ao longo do Rio, que pelo calor de Goiás é bem convidativo. O percurso que exige um pouco mais são os últimos 200m, onde é necessário segurar em cordas e pular algumas pedras.

Informações da Trilha da Cachoeira do Label
Informações da Trilha da Cachoeira do Label

Não recomendamos a trilha para pessoas com restrições de locomoção ou crianças muito pequenas, pois realmente em alguns trechos a trilha fica um pouco mais difícil. Porém parabenizamos o casal que foi conosco com sua filhinha de 2 anos. Atravessaram toda a trilha com a pequena que curtiu muitooo!!!!


Mas a melhor sensação sem dúvidas, é avistar o Label com seus 187 m de queda, sentir-se minúsculo diante seu enorme paredão rochoso e o poço gigantesco que se forma de sua queda, experimentar o vento e as gotinhas de água refrescando o rosto, contemplar tudo isso e agradecer ao Universo por mais esta experiência!!


E não esqueça por menor que seja a trilha: