• Viaje na nossa Trip

IGUAPE - VALE DO RIBEIRA/SP

Que tal conhecer um lugar cheio de histórias e personagens, encravada no maior trecho contínuo de Mata Atlântica do País? Localizado no Vale do Rio Ribeira, Litoral Sul de São Paulo e divisa com o Paraná: Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Ilha do Cardoso. Pense num local Pitoresco, de natureza exuberante, um local que você nem acredita estar apenas a 200 km da Cidade de São Paulo. Iguape foi nossa primeira parada nesta última viagem.


A cidade teve seus períodos de prosperidade em tempos distintos, iniciando no final do século XVI com a exploração do ouro nos afluentes do Rio Ribeira - tendo seu declínio com a descoberta de ouro nas Minas Gerais - e mais tarde em meados do Século XVIII, com a construção naval e o cultivo do arroz. Toda esta riqueza está refletida na arquitetura do seu Centro Histórico tombado pelo IPHAN em 2009 - é o maior conjunto colonial tombado do Estado de São Paulo.


Vista Parcial de Iguape com Mar pequeno e Ilha Comprida a Esquerda
Vista Parcial de Iguape com Mar pequeno e Ilha Comprida a Esquerda

Andar por suas ruas tranquilas nos dá a impressão de ter voltado no tempo. Ao redor da Praça da Basílica há bares, restaurantes e pizzarias, que lotam animando as noites, principalmente nos finais de semana.


Iguape também é conhecida por sua Religiosidade. A Imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, encontrada por índios em 1647 na Praia do Una, transformou a Cidade num dos grandes centros de peregrinação religiosa do Brasil, reunindo milhares de devotos em sua Basílica todos os anos de 28 de Julho a 6 de Agosto para comemorar a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape.


Interior da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves
Interior da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves

O QUE VISITAR EM IGUAPE


Andar pelas ruas do Centro Histórico e apreciar os seus 64 imóveis em estilo colonial português, entre eles casarões e Igrejas.


Visitar a Basílica, erguida por escravos no Século XVIII com pedras portuguesas, argamassa e óleo de baleia, observar seu interior ricamente decorado e visitar a sala dos milagres, onde estão guardados os objetos deixados pelos devotos em agradecimento a graças recebidas.


Conhecer o Museu Municipal da Cidade localizado na Praça da Basílica, no prédio onde existiu a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil no século XVII.


Visitar o Mercado de Artesanato e Cultura. Lá você encontrará produtos e artesanato local da cultura caiçara.


Mercado de Artesanato e Cultura
Mercado de Artesanato e Cultura

Uma ótima dica é subir o Morro do Espia no finalzinho da tarde para ver o pôr-do-sol, lá também está localizado o Mirante do Cristo, de onde você terá uma visão geral da cidade de Iguape, com o Mar Pequeno e a Ilha Comprida completando o cenário. Para ter acesso ao Mirante você poderá ir de carro ou a pé pela escadaria que vai margeando o Morro.

Visão de Iguape através do Mirante do Cristo no Pôr do Sol
Visão de Iguape através do Mirante do Cristo no Pôr do Sol

A Fonte do Senhor, um Parque localizado aos pés do Morro do Espia possui uma agradável área verde e muita tranquilidade, perfeita para um passeio. Contém uma gruta onde segundo a história, foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape e por esta razão virou ponto turístico da cidade, recebendo muitos visitantes no decor