IGUAPE - VALE DO RIBEIRA/SP

Que tal conhecer um lugar cheio de histórias e personagens, encravada no maior trecho contínuo de Mata Atlântica do País? Localizado no Vale do Rio Ribeira, Litoral Sul de São Paulo e divisa com o Paraná: Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Ilha do Cardoso. Pense num local Pitoresco, de natureza exuberante, um local que você nem acredita estar apenas a 200 km da Cidade de São Paulo. Iguape foi nossa primeira parada nesta última viagem.


A cidade teve seus períodos de prosperidade em tempos distintos, iniciando no final do século XVI com a exploração do ouro nos afluentes do Rio Ribeira - tendo seu declínio com a descoberta de ouro nas Minas Gerais - e mais tarde em meados do Século XVIII, com a construção naval e o cultivo do arroz. Toda esta riqueza está refletida na arquitetura do seu Centro Histórico tombado pelo IPHAN em 2009 - é o maior conjunto colonial tombado do Estado de São Paulo.


Vista Parcial de Iguape com Mar pequeno e Ilha Comprida a Esquerda
Vista Parcial de Iguape com Mar pequeno e Ilha Comprida a Esquerda

Andar por suas ruas tranquilas nos dá a impressão de ter voltado no tempo. Ao redor da Praça da Basílica há bares, restaurantes e pizzarias, que lotam animando as noites, principalmente nos finais de semana.


Iguape também é conhecida por sua Religiosidade. A Imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, encontrada por índios em 1647 na Praia do Una, transformou a Cidade num dos grandes centros de peregrinação religiosa do Brasil, reunindo milhares de devotos em sua Basílica todos os anos de 28 de Julho a 6 de Agosto para comemorar a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape.


Interior da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves
Interior da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves

O QUE VISITAR EM IGUAPE


Andar pelas ruas do Centro Histórico e apreciar os seus 64 imóveis em estilo colonial português, entre eles casarões e Igrejas.


Visitar a Basílica, erguida por escravos no Século XVIII com pedras portuguesas, argamassa e óleo de baleia, observar seu interior ricamente decorado e visitar a sala dos milagres, onde estão guardados os objetos deixados pelos devotos em agradecimento a graças recebidas.


Conhecer o Museu Municipal da Cidade localizado na Praça da Basílica, no prédio onde existiu a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil no século XVII.


Visitar o Mercado de Artesanato e Cultura. Lá você encontrará produtos e artesanato local da cultura caiçara.


Mercado de Artesanato e Cultura
Mercado de Artesanato e Cultura

Uma ótima dica é subir o Morro do Espia no finalzinho da tarde para ver o pôr-do-sol, lá também está localizado o Mirante do Cristo, de onde você terá uma visão geral da cidade de Iguape, com o Mar Pequeno e a Ilha Comprida completando o cenário. Para ter acesso ao Mirante você poderá ir de carro ou a pé pela escadaria que vai margeando o Morro.

Visão de Iguape através do Mirante do Cristo no Pôr do Sol
Visão de Iguape através do Mirante do Cristo no Pôr do Sol

A Fonte do Senhor, um Parque localizado aos pés do Morro do Espia possui uma agradável área verde e muita tranquilidade, perfeita para um passeio. Contém uma gruta onde segundo a história, foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape e por esta razão virou ponto turístico da cidade, recebendo muitos visitantes no decorrer do ano, principalmente durante a Festa em homenagem ao Santo.

Fonte do Senhor é um recanto pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia
Fonte do Senhor é uma área de lazer pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia

Aproveitar a Praia da Juréia, distante 18 km do centro de Iguape. Além da estrada, o acesso à Praia inclui a travessia do Rio Ribeira pela balsa. A Travessia Iguape - Juréia custa R$12,30 para Automóveis e Camionetes, ida e volta em dias úteis e R$ 18,40 durante o final de semana. Maiores informações no site da DERSA:

http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/iguape-jureia.


Curtir a noite em volta da Praça da Basílica também é uma ótima dica, com seus bares, restaurantes, pizzarias e música ao vivo. Tudo acontece com muita tranquilidade.


Então, bora conhecer Iguape?


Os bares e restaurantes com seu agito em volta da Praça da Basílica
Os bares e restaurantes com seu agito em volta da Praça da Basílica
 

#FICA A DICA:


► Iguape está em meio a natureza, respeite o meio ambiente, recolha seu lixo e não esqueça do repelente para se proteger dos mosquitos.

 

► Iguape possui muitas opções de hospedagem. Optamos pelo Hostel do Funil, um casarão do Século XVIII, reformado e muito charmoso, localizada na Praça da Basílica, perto de tudo. Para outras opções de Hospedagem em Iguape consulte:

 

► Não esqueça do seu seguro viagem! Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto a alguns problemas. Aproveite a promoção oferecida aos nosso seguidores com desconto especial:

 

► Está programando uma viagem nacional ou Internacional? O Passagens Promo conta com promoções imbatíveis de Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais. Não Perca os descontos Incríveis. Acesse e Comprove:

 

► Quer continuar conectado em sua viagem Internacional? Sem dúvida, em qualquer viagem sempre queremos estar conectados, seja para postar aquela foto, compartilhar aquele momento bem especial, ou ainda se manter conectado com a família. Que tal adquirir um chip internacional. Clique no banner baixo e saiba como funciona: