top of page

O QUE FAZER POR 4 DIAS EM FLORIPA ?

Sejam bem vindos à Ilha da Magia!

Nosso post de hoje dá dicas da nossa querida Floripa. Nosso reduto, nossa casa, nosso lar pois é aqui que mora nosso coração.


Viajar, conhecer o mundo, o povo e a cultura de outros locais é sensacional e o que mais amamos fazer. Mas voltar para casa quando sua casa é Floripa é maravilhoso.


E Floripa é assim... inesquecível para quem visita e paixão para quem aqui mora.


E nossa primeira dica: Se quiser conhecer Floripa e curtir um pouco da energia da Ilha da Magia reserve pelo menos 4 dias inteiros, um para cada Região.

Ponte Hercílio Luz Florianópolis SC
Vista ao entardecer Ponte Hercílio Luz

1º dia - Norte da Ilha

Com muitas praias famosas, porém não são as mais bonitas nem as mais limpas.

Canasvieiras: Reduto clássico de argentinos no verão, lá quase não se fala português e sim um portunhol. Praia sem onda, longe de ser a preferida dos manézinhos (nome como são conhecidos os nativos), mas vale a visita principalmente no verão, para sentir-se num Balneário Espanhol.

Próximo a Canasvieiras, aproximadamente 15Km, está a Praia dos Ingleses, bairro clássico de paulistas que aqui chegaram a partir da década de 90 e foram estabelecendo suas moradas. Hoje esta praia é maior que muitas cidades do interior, onde você pode encontrar muitas pousadas, restaurantes, um comércio de praia bem variado, desde mini shoppings até grandes redes de supermercados da Cidade.

Ainda ao norte conheça Jurerê Internacional, região das grandes mansões, refúgio dos famosos, local dos Beachs Clubs, se gosta de balada, Jurerê é o seu local. A Praia é ótima para banho, porém no verão, chegue cedo se quiser ter um lugar ao sol e aprecie a praia lotando aos poucos, até não ter mais espaço para uma cadeira no meio da tarde.

Se gosta de um pouco de história e cultura, ao final da praia de Jurerê a esquerda, está localizada a Praia do Forte. A praia tem esse nome pois está próxima da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um antigo forte do século XVIII que, juntamente com outros dois fortes localizados nas ilhas de Anhatomirim e Ratones, formava um sistema de defesa na entrada da baía norte da Ilha de Santa Catarina. Após a visita ao Forte desça até a Praia e saboreie um delicioso peixe curtindo o visual da Praia do Forte.

Para o final do dia: curta o pôr do sol em Sambaqui, se gosta de tirar boas fotos, este é o local. No retorno despenda uma horinha para caminhar pelas ruas de Santo Antonio de Lisboa e sinta o clima açoriano da Ilha. Lá você encontra também excelentes restaurantes e lojas de artesanatos tradicionais da Ilha.

 

2º dia - Sul da ilha

Ribeirão da Ilha, Praia do Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Açores, Solidão e Naufragados.

É a região que sempre deixa marcas e faz jus ao nome Ilha da Magia. Onde você encontra paraísos intocados como a Praia da Lagoinha do Leste, (acessível apenas por barco ou a pé por uma trilha a partir do Pântano do Sul), vilarejos que remetem a um pedacinho de uma vila Açoriana no Brasil, como é o caso da Freguesia do Ribeirão da Ilha.

Começando pelo Morro das Pedras ao lado esquerdo você avista a praia do Morro das Pedras e Campeche. Em frente, a Ilha do Campeche. E ao lado direito, a Praia da Armação.

Grande parte das praias deste lado da Ilha possui mar agitado, mas há lugares indicados para banho sempre próximo aos salva-vidas, agora se sua intenção é surfar encontrou o lugar certo. Mas se surfar não for sua “praia”, aprecie a vista do Morro das Pedras onde as ondas abraçam as pedras e o mar mostra sua força.

Ao lado direito você verá a Praia da Armação, antiga e tradicional colônia de pescadores, onde até a década de 70 praticava-se a pesca artesanal da baleia franca, (hoje esta prática já foi abolida), mas se tiver visitando nossa Ilha no inverno, é bem possível que você aviste as baleias e seus filhotes brincando nas águas geladas do Morro das Pedras.

Boas fotos reservadas para a Praia da Armação e Matadeiro, entre as duas Praias está as Campanhas, suba e aprecie uma vista de 360º das duas praias. Lindíssimo!! E Se tiver um dia a mais não perca, deste mesmo local saem todos os dias pela manhã no verão vários barcos que levam até a paradisíaca Ilha do Campeche, onde a água transparente e areia branca vão te fazer sentir num cenário de filme. É praticamente um dia inteiro de passeio.

Depois vá até o Pântano do Sul, e saboreie um delicioso almoço no restaurante Arantes, o mais tradicional do Sul da Ilha e não esqueça de deixar o seu bilhete por lá pendurado!

Para o para o final do dia, o pôr do sol no Ribeirão da Ilha, é fantástico.

Uma regra básica: se vem a Floripa não deixe de saborear duas iguarias típicas: o camarão na Lagoa da Conceição e a ostra (natural ou gratinada) no Ribeirão da Ilha. Uma delícia!!!

Se curte um pic nic no parque, a Lagoa do Peri é uma boa pedida, principalmente se você vem com crianças, elas não vão querer sair da água.

Se curte trilhas, no sul da ilha tem várias (das mais básica às mais radicais) e normalmente elas te levam a praias exóticas e selvagens, ideais para quem curte natureza, costumam render belas imagens. Porém se optar pelas trilhas sempre procure ajuda de um Guia.

 

3º dia - Leste da Ilha

Esta dispensa apresentações e é imperdível. Da Lagoa da Conceição até a Barra da Lagoa, visite o mirante, o projeto Tamar, as Rendeiras, a Joaquina, a Praia Mole e se for mais ousado a Galheta.

Suba nas Dunas da Joaquina, curta um caiaque ou um Paddle na Lagoa. E quando aquela fome bater, pare em qualquer restaurante na orla da Lagoa e peça a famosa sequência de camarão, aí pronto... Você vai querer voltar todos os anos para Floripa só para se deliciar com este tradicional prato da Ilha!

E no final da tarde, caminhe tranquilamente pela orla da Lagoa, respire o ar puro, esqueça os problemas, entre na vibe: “deixa a vida me levar...”, afinal você está na Ilha da Magia, sinta o astral mágico desta Ilha!!

 

4º dia - Passeio de Escuna e Centro da Cidade

Reserve um dia para fazer o passeio de Escuna que sai do início da Beira Mar Norte (embaixo da Ponte Hercílio Luz) e leva até a Fortaleza de Anhatomirim. A sensação de passar de Escuna por baixo da Ponte Hercílio Luz e adentrar a Baia Norte é indescritível.


Você terá um outro ângulo de visão da Cidade de um lado a Avenida Beira Mar Norte e do outro a parte continental de Floripa. Conhecerá a História de nossa Cidade e ainda se tiver sorte poderá avistar os golfinhos na Baía dos Golfinhos ao chegar mais próximo do Forte.


Mas se por acaso você não curte barcos e scunas, reserve o dia para conhecer o Centro da cidade:


A Ilustre e monumental Ponte Hercílio Luz, que nos finais de semana e feriados é exclusiva para pedestres. Caminhe sobre ela e tire fotos incríveis, principalmente no pôr-do-sol.

Centro Histórico, Mercado Municipal, a Catedral e a Velha Figueira na Praça XV, também são pontos para conhecer localizados no Centro da Cidade.


Se você curte museus, não deixe de visitar o Museu Histórico de Santa Catarina conhecido como Palácio Cruz e Souza e o Museu de Florianópolis (ambos localizados em volta da Praça XV).


***Palácio Cruz e Souza

Horário de Visitação:

de terça-feira a sexta-feira das 10h às 18h

Sábados e feriados das 10h às14h

* Fechado às segundas-feiras e Domingos


***Museu de Florianópolis

Horário de visitação

Março a novembro*: de segunda a sexta-feira das 9h às 19h (última entrada às 18h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h. Dezembro a fevereiro*: de segunda a sexta-feira das 10h às 20h (última entrada às 19h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h.

*Fechado às terças-feiras para expediente interno.

Outras Dicas:

Se tiver de bobeira num sábado pela manhã na Ilha, visite o vão central do Mercado Público e aproveite a música, a boa comida, a companhia dos amigos ou familiares, num clima amistoso e descontraído.

Aí você me pergunta: tem mais para conhecer?? Ah sim, como têm...

Conheça o Mirante do Morro da Cruz: Suba o Morro do Antão - a entrada fica bem próxima do Hotel Majestic na Beira Mar Norte próximo ao Beira Mar Shopping, o acesso é tranquilo de carro - e se encante com Floripa vista de cima. Aprecie todo o Centro da Cidade, as pontes, a parte continental, a Beira Mar Norte.

Caminhe pela orla da Avenida Beira Mar Norte no final da tarde e sinta o clima esportivo da Cidade.

Atravesse a Ponte e vá até a Beira Mar Continental, (primeira entrada ao lado direito após o término da Ponte). Você terá a melhor visão do maior cartão postal de Santa Catarina: A Ponte Hercílio Luz. As fotos ficam perfeitas.

Aproveite que está na parte continental e vá até o bairro de Coqueiros e conheça a orla gastronômica mais famosa do Continente.

Dê uma volta pelo comércio do Centro da Cidade num dia de semana, Visite o Museu Cruz e Souza localizado próximo a Praça XV.

Saia de Floripa e conheça as outras praias das cidades vizinhas como a Pinheira, Guarda do Embaú, Garopaba, Praia do Rosa, Praia da Ferrugem e tantas outras...

Floripa oferece tantos outros passeios que você poderia ficar mais de um mês por aqui...

Comments


bottom of page